Pesquisar ...

terça-feira, 9 de junho de 2020

Reflexões ... Babel... Pentecostes... Por um mundo sem racismo!

Sim ... Sou cristã/evangélica a mais de vinte e cinco anos... Não perfeita é claro! Embora muitas vezes haja a cobrança de que seja , sejamos...
Muitas vezes não represento a maioria dos ditos evangélicos, pois não consigo enxergar como muitos alguns temas e um deles é o racismo! E me uno a palavra deste Pastor nesta mensagem!
Você pode pensar: Ah , lá vem ela de novo!
Sim! De novo e de novo , sempre que eu sentir a necessidade de colocar pra fora pra não adoecer por dentro , tamanhas injustiças sociais que vejo e tenho que enfrentar sendo filha de nordestinos vindos para a capital em busca de uma vida melhor! Moradora da periferia de SP, Professora na rede pública na periferia de SP, esposa de um Homem negro e mãe de duas pessoas lindas negras... "negar uma dor é negar uma história" ... mais importante do que não ser racista é ser anti racista" ... Compartilho essa mensagem pois acho pertinente e acredito que toda vida importa e toda vida negra importa pois é tão ser humano quanto outros , embora aqui ainda pra nossa tristeza seja a " carne mais barata do mercado" conforme diz o cancioneiro popular"... Temos hoje o resultado de decisões e ações do passado, fico me perguntando o que será do futuro se continuarem com os mesmos pensamentos...???

"a negação do racismo é racista"

Busco não ser negacionista... Negacionismo, é escolha de negar a realidade como forma de escapar de uma verdade desconfortável.
Somos seres sociais, pessoas que vivem nesta sociedade física (eu e você) precisamos fazer algo, ações para que o ser humano ( primazia da criação) seja valorizado, respeitados... Quando toco nesta questão dizem "Não há judeu nem grego, escravo ou livre, homem ou mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus" (Gl 3:28)... Espiritualmente temos a identidade de Cristo e isto é inegável, ou pelo menos deveríamos demonstrar isso enquanto cristãos neste mundo físico, que é cuidar dos órfãos, das viúvas, dos marginalizados (colocados à margem, colocados de lado, não valorizados)... Hoje chamados como excluídos, grupos de minoria etc...
Não somos deste mundo, mas no mundo estamos, não é à toa que Jesus já orava por nós e dizia não peço que os tire mais que os livres do mal João 17:15 pouco antes desse entregar a favor de nós... esse Jesus foi um ser social sentiu a dor dos excluídos e necessitados é um ser histórico, ao ponto de nosso calendário ser dividido antes dele (a.C) e depois dele (d.C) ... E se não formos fazer diferença neste mundo físico para que para que estamos aqui?
Mas você tem o direito de achar "assim ou assado"... Sigo buscando e conhecendo visões de mundo, lendo, pensando, compartilhando, duvidando, acreditando,... Aprendendo! Pois no final das contas... Como sempre pontuo pois na Bíblia está escrito cada qual dará conta de si a Deus Romanos 14:12... 


sexta-feira, 5 de junho de 2020

Live com o Projeto Oxente!!!

Desta vez a Live será no Facebook!!! Vai ter muito forró, muita proza e muito amor envolvido!!! Cabra bom!!! Se escandalize não 😉🤗🤣 Oxente!!!


Segue o link da página👍



Live todo domingo as 15h!!! Temas diversos... Diversos temas!!!

Na postagem anterior eu coloquei vários links de materiais e um deles foi uma live que fizemos com o Pastor Ms. Marco Davi sobre Ministério Infantil, Racismo e Igreja!
Ele é o autor do livro A Bíblia e as cotas e a Religião mais negra do Brasil.
Vou disponibilizar o link e querendo podem ir dar uma olhada!
As lives estão acontecendo aos domingos 15h , domingo passado tivemos uma Contadora de Histórias Bonequeira e foi lindo!!! Esse próximo domingo teremos uma Missão que trabalha com os Sertanejos... Pois Deus ama a todos!!! Valoriza a todos!!! Te espero lá👍



Algumas considerações ... Porque não uso o livro sem palavras...


Não vou discutir se existe racismo ... Se olhar as postagens que tenho aqui sobre Questão étnica se ainda não entendeu que o Brasil é um País racista pode ter acesso a diversos materiais, autores, ações... que mostram tanto a existência, como o negacionismo do mesmo, que é estrutural e que infelizmente está dentro da igreja pois a mesma faz parte desta sociedade!

O Racismo, aqui no Brasil tem particularidades dado a nossa Colonização, história... Coloco aqui uma das respostas que nesses vários anos tem sido tantas para justificar o NÃO uso do livro sem palavras tão adorado entre alguns ... E que enquanto Contadores do Reino não usamos e trabalhamos para divulgar outras possibilidades para quem faz questão de materiais com essa linha de trabalho com símbolos.

Particularmente sou favorável a outros lados/visões, pois muitos tem se afastado das verdades do EVANGELHO por conta de práticas e costumes humanos. Na Bíblia sim tem verdades absolutas ... já práticas, metodologias de ensino, “modelos de materiais” são passiveis de mudanças conforme o tempo/contexto em que estão inseridos, algumas coisas eram aceitas a sessenta anos atrás e que hoje não são mais! 

Fato é que existe uma inferiorização de forma sutil e sofisticada, sutil e subliminar de tudo que se refere ao povo negro, ao Continente Africano, uma construção imaginária que não começou ontem e não terminará amanhã... mas que precisa ser pensada, reelaborado formas de minimizar ao máximo possível o pecado do racismo! Pois aquele que sabe fazer o bem e não o faz peca! (Tiago 4:17) 

Faço alguns questionamentos... 

Será que são positivos ou não para a propagação do Evangelho de Cristo certos tipos de materiais?! Por que não se muda algumas práticas que têm sido sinalizadas a anos como preconceituosas e racistas? São didáticas no mínimo distorcidas!? 

A resposta a meu ver é simples... Por questões FINANCEIRAS algumas particularidades são colocadas de lado, essa visão do uso da cor preta é “explicável” dado o histórico de origem e época, mas será que justifica seu uso hoje, dado as dificuldades causadas na distorção da construção da personalidade de uma criança negra? E da branca também que começa a associar o negro com pecado, separação, coisa ruim e achar que é superior... Romanos 12:3 nos orienta a não pensarmos além do que convém, e sim com moderação... 

Basta estudar um pouco sobre a construção da auto estima de uma criança... Ela não vê e não entende como um adulto, as crianças interiorizam os ensinos de forma muito particular, e pode gerar dificuldades destruidoras, e sobre isso tenho exemplos diversos nos mais de 20 anos de magistério tanto dentro como fora das Igrejas, também como mãe infelizmente já passei por situações de preconceito/racismo e por isso já faz muito tempo que não uso esse tipo de material, mesmo porque hoje temos uma riqueza de possibilidades e uma delas e a Contação de Histórias com seus diversos recursos, uma arte da qual Deus utiliza através de muitas pessoas ao redor do mundo para expansão, concretização e transformação em Cristo! 

Tenho claro que cada um vai dar conta a Deus de sua vida(isso inclui palavras, práticas, lideranças, ...) e por isso escrevo com o peso da responsabilidade que sinto em não trazer escândalo, mas já passou da hora de pararmos de querer coisas prontas “de decoreba” e esse é um outro motivo que esse material é tão usado , a facilidade , não se precisa de muito conhecimento para colocar em prática. 

Precisamos entender que Deus nos fez seres inteligentes e sociais para refletirmos a PALAVRA DA VERDADE que cura, restaura e salva a todo o que CRÊ que JESUS é o ÚNICO caminho que leva a Deus!!! Segue alguns links de uns materiais que recolhido através de pesquisas e compartilho, estou estudando essas questões levando em consideração o Ser Humano que me ouve e que eu ouço. 

“Em nome de Deus” já foram feitas coisas terríveis eu não quero ser mais um instrumento de “desgraça” e sim da GRAÇA do PAI , e se para isso eu precise e precisei mudar formas, materiais e me atualizar, estudar...Farei quantas vezes for necessário, pagando preço por isso e aos que leram peço que habite ricamente em NÓS a PAZ que excede todo o entendimento! 

Não desmereço na totalidade o trabalho pioneiro da instituição do referido material que de forma desbravadora viu a necessidade e fez o trabalho de evangelização numa época em que ser/professar a Cristo na fé Evangélica era ser marginalizado, excluído, não que hoje seja diferente com quem verdadeiramente segue o Evangelho... Aprendi muito quando estive em diversos cursos/formações e inclusive fui voluntária no trabalho com escolas na zona sul de SP pela mesma organização, mas também aprendi o que fazer e do que não fazer kkkk... E não posso me calar diante de uma resistência para adequação de visão/material/coisas que foram fruto de entendimento do homem sobre a Palavra de Deus! 

Sobre essa idolatria a líderes, instituições e materiais que muitas vezes parecem ser mais importantes que a própria Vida, Palavra e do próprio Deus! 

Seguem alguns links onde poderão encontrar outros tantos que trarão mais informações sobre a questão:









Modelos que estão sendo usados e que não discriminam e nem reforçam o racismo estrutural ao qual a igreja está inserida para a tristeza daqueles que creem no Deus de todas as raças, povos e nações! 

A Palavra é a mesma em todos os materiais, só muda o recurso! 

  •  Eu gosto muito destes símbolos/plano de salvação que são de pulseiras da lojinha da Organização Palavra da Vida, que significa Jesus veio, morreu, ressuscitou, foi para o céu, voltará! Fiz um avental com esses símbolos, além de ficar bonito e chamar a atenção cumpre o mesmo papel... dei para um Evangelista... Espero que esteja usando...



  • Outro material interessante são s corações que a Igreja Videira tem usado! 






  •  Ainda tem o uso da própria mão/dedos ... esse nem gasto precisa ter kkkkk ... peguei a imagem na internet.



  • O X da questão ... Esse material da Convenção Batista também é joia!



E ainda assim já vi igrejas pegando esses símbolos e colocando as cores do livro sem palavras🤦‍♀️ ... Esse está colorido, mas o que normalmente é usado não tem cores e sim uma única cor para todos os símbolos ... 

Só aqui tem quatro opções, se buscar acredito que encontrará mais... Mude os recursos, abra a sua mente, pois não é tão difícil fazer simples adaptações e mudanças em prol de um Trabalho pautado no respeito à vida! Ao outro! 

Por que não mudar a estratégia? Criemos músicas, movimentos para fazer conscientes ações objetivas! 

Usemos a inteligência dada pelo Criador não para repetir, reproduzir práticas sem reflexões. mas para criar! 

Finalizo com uma frase que resume bem o mal que uma pedagogia e uma didática desvirtuada pode causar!

“Quem não se vê não se reconhece. Quem não se reconhece não se identifica. Quem não se identifica não se ama, tem baixa autoestima e se desinteressa por si e pelo outro” (Osvaldo Faustino)

Conto com a sua ajuda se souber de mais recursos evangelísticos, compartilhe comigo!

Já preparando outras considerações sobre uma história que não deve ser usada e que alguns o fazem achando que estão trabalhando a diversidade e o protagonismo negro...
Aguardem...
No amor de Cristo, 


Arlete Souza!