Pesquisar ...

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Quadro da rotina do dia!!!

A rotina para a criança é algo importante tanto na escola como em casa, pois se organizando externamente , ela poderá se organizar internamente com mais facilidade!

O que é a rotina?
 “Rotina se refere aos horários definidos para a realização das diversas atividades que a criança deve cumprir a cada dia. Sua organização supõe a distribuição dos horários para os estudos. Assim, é importante que os horários estejam claramente estabelecidos: hora de ir à escola, de comer, de estudar em casa, de realizar atividades como brincar e assistir à TV etc. A agenda diária e semanal deve estar sempre disponível para ser consultada pela criança: um cartaz grande e colorido em geral é uma boa estratégia. […]Os finais de semana também devem ser incluídos na agenda, tomando-se o cuidado para que haja períodos longos em que a criança possa ter liberdade para escolher que atividade realizar.” (SOARES; SOUZA; MARINHO, 2004)
A importância da rotina:

- Formação de hábitos: Seguir uma rotina é uma forma eficiente de se formar um hábito.
- A rotina é tão importante que é usada em tratamentos psicoterápicos (BARBOSA; MELO; REGO; CRISTIANINI, 2001).
- Castigos e agressões não serão necessários para tentar mudar um comportamento inadequado caso a criança tenha aprendido bons hábitos desde pequena.
- Exemplo (hábito de estudar):
“Sem orientação adequada e com pouco tempo, alguns pais acabam usando de práticas coercivas (agressões físicas e castigos) para tentar mudar o comportamento da criança em relação aos estudos.” (SOARES; SOUZA; MARINHO, 2004)

Por isso eu gosto de trabalhar com um quadro em que todos teremos claro quais serão as possíveis ações do dia!Claro que as vezes incidentes acontecem , e não dá para seguir ao pé da letra…mas tento seguir a regra de que uma coisa só acontece se a anterior for concluída e todos acabam colaborando!
Essa rotina é de acordo o meu planejamento para o dia, tem dia que tem massinha , outro é brinquedo , um dia é atividade de escrita espontânea, outro dia é jogos na aula de matemática, enfim… e conforme vamos realizando vamos tirando as filipetas e fazendo a contagem de quantas atividades faltam e quantas já foram feitas, fazendo assim pequenas bubtrações e somas, a matemática acontece “naturalmente” e deixo  para as crianças a importância do registro/escrita como forma de organização e planejamento!Além de eles fazerem a identificação de letras, pequenas leiturinhas, facilitando o processo de alfabetização!




Obs: Eu aumentei hoje as letras das filipetas , pois achei que tinha ficado muito fina ... e dificil para ver de longe...com crianças menores dá para colocar figuras orientando as ações, como eu estou com um terceiro estágio estou intencionalmente instigando-os a escrita e leitura de palavras!
Olha modelos de desenhos para um quadro de rotina, esses eu usei com meu filho em casa... kakakakaka!!!!!




...em novembro estou com esse novo quadro da rotina do dia...


esse saquinho amarelo é onde eu deixo as várias filipetas, de acordo o que vamos fazer no dia eu colo no quadro com fita crepe...usei os desenhos que uma colega tinha me passado em 2007...kakakakakaka




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua participação!Seu comentário é sempre bem vindo!