Pesquisar ...

sexta-feira, 18 de maio de 2012

... exemplo de que aprendemos uns com os outros...


...eu costumo fazer um cartaz da rotina , mas esse ano eu ainda não consegui...então tenho escrito na lousa o que iremos fazer durante o dia, assim as crianças ficam menos ansiosas e trabalho com elas a sequencia de ações, quando não dá tempo por qualquer motivo que seja , elas sabem o que ficou para o próximo dia...também tenho trabalhado com eles a inicial ou a final das letras, algumas palavras antes de terminar de escrever eles já dizem o que será pela repetição de atividades, enfim...ajuda na identificação, escrita e leitura!Aprendi fazer isso com uma Professora comprometidíssma que já não se encontra entre nós , partiu a alguns anos, seu nome era Dirce ... eu ficava impressionada como seus alunos , mesmo na educação infantil numa escola pública saiam alfabetizados..., ela fazia a mesma coisa com o cardápio ... percebi como essas práticas ajudam , incentivam e motivam as crianças!
Cada ano é uma caixinha de surpresa, ano retrasado tive um aluno que estava lendo "de soquinho", mas que na hora da mediação na sala era o tal , requisitado pelos colegas e eu ficava lendo sozinha...!!KKKK!!!
Esse ano estava no parque e dei giz para algumas crianças que quiseram escrever na lousa que fica na parede do parque...qual não foi minha surpresa...um aluno fez símbolos, riscava as atividades que já tinham sido realizadas... igualzinho ao que faço na sala! Achei o máximo e com o com o celular eu tirei essa foto...pérolas do dia a dia de Professora!!!!



“Quem ensina aprende ao ensinar e 
quem aprende ensina ao aprender"
 (Paulo Freire, Pedagogia da autonomia, 1997, p. 25)



2 comentários:

  1. Se tiver oportunidade, procure saber mais a fundo sobre o programa Ler e Escrever tanto para a Prefeitura como para o Estado de São Paulo, tem muitos professores que ainda acham que sabem tudo e não estão dando muita importância para esse programa, mas aprendi muito com ele e com o curso que estão proporcionando pelo convênio junto ás Universidades para os Alunos Pesquisadores que ingressam nas escolas para fazer o estágio remunerado, apesar de muitos professores não gostarem da presença deles, falo por experiência de alguns meses ruins em uma sala e um ano maravilhoso em outra sala, aprendi muito com o curso aos sábados na Universidade, visitas mensais á DRE e observações e práticas, com muito diálogo com a professora cuja sala fui bem acolhida, além dos Livros do Ler e Escrever que recebemos no início do curso.É uma experiência enriquecedora que levaremos á prática e ao aperfeiçoamento nas salas de aula e na vida!!!BJKS no coração!!!Saudades!!!

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação!Seu comentário é sempre bem vindo!