Pesquisar ...

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Desenho: Guilhermina e Candelário!

Cheguei de um curso tarde da noite e fui verificar o watts pois não consegui ver quase nada durante o dia , muita correria , minha rotina é agitada!
Vejo no grupo da Pós Graduação uma postagem em vídeo, confesso que não são todos os vídeos que eu recebo que eu vejo , não tenho tempo hábil para isso , mas deste grupo em especial tento ver pois sempre trazem informações interessantes no mínimo ... E assim foi , a entrevista foi bem interessante de uma pesquisa sobre alguns problemas relacionados a questão étnica/racial e foi citado um desenho que não conhecia , fui assistir e agora já compartilho , pois o que é bom deve ser compartilhado e espero que muitas crianças afrodescentes possam se ver através destes episódios , assisti alguns ... Muito interessante!!! Pois ... "Muitas vezes não permitindo a criança negra ser conhecida pelo que de fato é, pois se criou um estigma que será muitas vezes internalizado afetando a construção de sua identidade. Dentro de uma sociedade e as conseqüências são diversas, dentre elas as dificuldades de aprendizagens pautadas em atitudes, informações ou práticas distorcidas ou ultrapassadas. É importante para a saúde psicológica ter-se um senso positivo de si mesmo como membro de um grupo no qual se é participante, sem nenhuma ideia de superioridade ou inferioridade." e se ela não se ver nos referenciais , nos padrões socialmente aceitos como será essa construção de identidade? Com certeza no mínimo fragilizado, por isso que parabenizo aos criadores deste desenho, de forma simples e bonita apresenta uma família normal, com desafios diários e que se ajudam mutualmente, trazendo um senso de pertencimento o que é essencial como já dito acima, para uma saúde psicológica/emocional!
Quero logo mais tarde ouvir a opinião da minha "crítica preferida", minha filha! kkkk ...


Abraços!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua participação!Seu comentário é sempre bem vindo!