Pesquisar ...

terça-feira, 31 de julho de 2012

Quebra cabeças...desafio!


"Acredita-se que o quebra-cabeça tenha surgido, aproximadamente, em 1760, quando cartógrafos colaram mapas em pedaços de madeiras e depois os cortaram em diferentes partes.
A agilidade supera qualquer força física neste jogo, que há muito é percebido por pais e especialistas como um aliado em educação que vai muito além de um simples brinquedo, uma mera fonte de entretenimento.
No processo de formação educacional e cognitiva de uma criança, percebe-se a importância dos quebra-cabeças no desenvolvimento físico, neurológico, psicomotor, capacidade de concentração, noção espacial, percepção visual e aumento de conhecimento sobre diversos assuntos. Alguns estudiosos afirmam, inclusive, que este brinquedo auxilia também em processos de amadurecimento e resolução de questões de cunho psicológico.
É recomendado o gradual aumento do nível de dificuldade em cada jogo para estimular ainda mais o progresso da criança em todas as áreas anteriormente citadas. O quebra-cabeças funciona como fonte de informação e enriquecimento para os cérebros de todas idades. Mas é na infância que ele cumpre seu papel de maneira mais eficaz.
Movimentos com os olhos e com as mãos executados ao brincar com quebra-cabeças, poderão facilitar e preparar melhor as crianças para o hábito da leitura. Estudos realizados com crianças com idade entre zero e três anos concluíram que o quebra-cabeça auxilia a "firmar as bases que as crianças precisam na vida, como auto-confiança na resolução de problemas e os torna aptos a explorar, cometer erros e aprender." (Farrar).

Ainda segundo Marlene, "montar quebra-cabeças é uma atividade social riquíssima pois induz o diálogo acerca do processo, sobre a história apresentada na imagem a ser montada e sobre experiências pessoais das crianças ligadas à imagem do quebra-cabeça”. Para ela, trabalhar com quebra-cabeças mais elaborados é uma atividade que as crianças podem fazer em casa também.

Abaixo, seguem algumas características reforçadas com o hábito de se montar quebra-cabeças:
- Desenvolvimento das Habilidades Cognitivas: quebra-cabeças melhoram a capacidade de uma criança em resolver problemas, aumentam o raciocínio e elevam suas habilidades. Este hábito os auxilia a enxergar diferentes pontos de vista sobre determinado assunto ou relação, melhora sua percepção visual, espacial e sua sensibilidade. Dependendo do tema escolhido no quebra-cabeça, pode ensina-los de maneira contundente números, letras, cores, animais, etc;
- Desenvolvimento das Habilidades Motoras Refinadas: quebra-cabeças são divertidas maneiras de se melhorar as habilidades motoras mais delicadas, que exijam mais firmeza nas mãos.
- Desenvolvimento de Coordenação Motora e Visual: enquanto a criança tenta encaixar uma peça no quebra-cabeça, ela está manipulando este pedaço do brinquedo para ver onde ele se encaixa. A ação conjunta de sua mão com o olho, ambos trabalhando de maneira coordenada, são extremamente benéficas e altamente reforçadas através deste processo de tentativa, erro e acerto.
- Desenvolvimento de Habilidades Sociais: quebra-cabeças podem ser montados sem a presença de outra pessoa. Entretanto, são um ótimo instrumento de socialização e cooperação com o próximo na hora de brincar. A criança pode abrir o diálogo com outra pessoa que esteja próxima ao pedir, por exemplo, para que uma peça seja passada a ele ou perguntar sobre uma peça que não esteja se encaixando no lugar alvo da tentativa. Estas ações induzem ao trabalho em equipe e faz com que a crianças saiba lidar com situações frustantes, caso a peça não se encaixe."
(http://www.magazineluiza.com.br/PortaldaLu/verConteudo.asp?id=614)

Lancei um desafio aos meus alunos ontem ... começarmos com um de duas partes , e ir dobrando a quantidade de partes a montar até o final do semestre...é um trabalho custoso , pois eles tem que pintar, recortar e colar, pelo menos esses primeiros serão assim...vejam como alguns ficaram...com o passar do tempo , eu reaproveitarei livros velhos que seriam descartados para usar as imagens recortando em partes para que eles montem, já fiz isso anos anteriores espero que eles curtam! 


...esse era a folha inicial... conversamos sobre o que eles estavam vendo o que eles achavam que era e o que poderia ser feito, foi muito engraçado, pois uma criança disse que essa lição estava toda errada...kkkk!
Depois foram lançando as suas hipóteses e levantando as formas de resolver e fazer...então eles pintaram, recortaram , montaram no caderno de desenho e depois colaram, claro que alguns terminaram logo , outros demoraram mais tempo, mas todos fizeram!!!!








...coloquei só alguns , porque organizar a sala, ajudar as mesinhas que solicitavam, pegar material e tirar fotos é complicado!KKKKKKKKKKKK!!!Bjão!!!!!!!!!!!!!!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua participação!Seu comentário é sempre bem vindo!