Pesquisar ...

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Retorno do recesso...

Retornamos do recesso...as coisas continuam do "mesmo jeito", coloco entre aspas pois na verdade do mesmo jeito não, pois se passaram dias , houve acomodação de idéias e novas inquietações, conquistas e possíveis derrotas dependendo da visão do momento...o que eu estou tentando é mudar o meu olhar para aqueles alunos que me deram trabalho extra no primeiro semestre e que já sei não poder contar com o apoio dos pais por diversas razões...reiniciar com uma postura diferente e uma expectativa mais positiva...surgiram novas "peças" nesta relação e vou tentar trabalhar do jeito que gosto, mas também do jeito que é possível, pois existe um contexto no qual não posso interferir da forma que eu acho que seria boa.
Estou readaptando alguns objetivos e metodologias e tentando adaptar-me a outros...estou lendo um livro antigo e reavaliando minha prática como professora, estou me sentindo em algum tempo em desequilíbrio, pois estou tendo que aprender a dar aula a cada dia...o que eu tinha de convicções tem se transformado alguns momentos para melhor na minha visão e em outros momentos o que é possível para o momento.
Eles estão eufóricos com a novela Carrossel e estarei aproveitando para trabalhar algumas coisas e já tem dado certo...eles estão mais calmos e ouvem mais , pois eu perguntei a eles se a Profª Helena gritava para ser ouvida, e se as crianças tinham atenção nas atividades...etc...só ontem (quinta) que foi um pouco mais agitado, mas está dando para realizar tudo o que tenho proposto sem stress...kkkk...e foi o dia que eu não escrevi a rotina na lousa eles ficaram ansiosos para saber o que vinha depois, pois quando está na lousa eles já sabem e quando querem rever está de fácil acesso...interessante!

Algumas fotos que já tirei....


...fizemos um novo combinado em que todo dia pode levar brinquedos , porém só podem pegar para levar ao parque e ao espaço convivência ... uma aluna levou o dominó neste dia e ficou ensinando as regras ,isso tudo na hora do parque...escolheram ficar naquela brincadeira, a idéia é essa a opção de escolha de brincadeiras diferentes e que eles tragam as suas sugestões de brinquedos e brincadeiras...


...na rotina diária...




...neste dia cada criança colocou uma bolinha para depois a gente contar quantas meninas e 
quantos meninos e depois o total...


... continuo escrevendo na lousa a rotina...e quando escrevi logo já "leram" está escrito rotina...kkkk


...sempre nos reportando ao que já fizemos e o que falta , assim realizando a contagem também...


...fazendo a contagem verificando quem tem a mais e quanto a mais...eles visualizam a quantidade a mais...


...neste dia foi interessante quando uma aluna depois da contagem pegou o giz e escreveu  do lado do 3 que tinha escrito que era a quantidade de meninos a mais ... ela colocou o A e o simbolo + , dizendo que estava escrevendo (a mais)...lindoca!!!!!



A leitura , contagem , escrita está imbuída nestas atividades que são diárias de uma forma bem tranquila sem a cobrança de ler e escrever , onde dá-se as sugestões que são as hipóteses de escrita delas mesmas!
Estou com algumas crianças que creio estarem alfabetizadas até o final do ano, embora não seja o objetivo da EMEI, porém creio também que se a criança está avançando eu tenho mais é que estimular e dar ferramentas para ir além...já tenho uma que é esta que citei acima que está lendo e escrevendo muito bem, depois vou postar uma foto da atividade que ela fez de escrita de uma história...estou babando mesmo, isso me dá ânimo para pensar, planejar, aplicar e reestruturar!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua participação!Seu comentário é sempre bem vindo!