Pesquisar ...

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Práticas promotoras de igualdade racial...




 
Instituto Avisa Lá contribui com as práticas promotoras da igualdade racial

O Instituto Avisa Lá, em parceria com o Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT), a Universidade Federal de São Carlos e o Ministério da Educação, elaborou material para apoiar os profissionais de Educação Infantil e as Secretarias de Educação afim de que desenvolvam propostas pedagógicas comprometidas com práticas que favorecem a igualdade racial, de acordo com o que indicam as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil.

O material é composto por um livro e, por meio da leitura e das discussões geradas pelos conteúdos dos vídeos, é possível desenvolver um processo consistente de formação continuada para incluir a dimensão da igualdade racial nas práticas pedagógicas das instituições de Educação Infantil.

Para a produção deste material, o Instituto Avisa Lá teve a colaboração do Ministério da Educação por meio da Secretaria de Educação Básica e Coordenação de Educação Infantil e da Universidade Federal de São Carlos, por meio do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros.

Três vídeos apresentam experiências desenvolvidas em duas unidades educativas: o Centro de Educação Infantil (CEI) Josefa Júlia e a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Guia Lopes, com a colaboração da Secretaria Municipal de Educação da cidade de São Paulo. As ações foram realizadas por formadoras com ampla experiência em Educação Infantil e por meio de estudos relativos à temática racial.

O material foi entregue gratuitamente para os municípios brasileiros e pode ser copiado por meio do portal do MEC.

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12579:educacao-infantil&Itemid=1152

Instituto Avisa Lá - Rua Apinajés, 2032 - Sumarézinho - São Paulo - SP - CEP: 01258-000 - Fone:             (11) 3032-5411       -             (11) 3812-4389    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua participação!Seu comentário é sempre bem vindo!