Pesquisar ...

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Cangoma!!!!!

... sim eu canto , danço e celebro Africa ... aprendi a respeitar o diferente , porém não sou partícipe de tudo!Tenho minhas crenças, ética, valores ... isso é que é belo ... não somos todos iguais, somos diferentes mas não inferiores, somos iguais no SER HUMANO!
Para eu te respeitas não tenho que aprovar tudo  e nem você precisa aprovar tudo o que penso , falo ... mas me permita SER, PENSAR,AGIR,AMAR,CALAR...VIVER!!!!!
Uma música que me lembra desse sentimento de ACORDAR ... de saber que o tempo do cativeiro já passou é essa...esse som , o batucar  ... me faz viajar ... Não , eu não quero de verdade ir pra Europa, nem para a Disney, embora a minha filha sonhe em ir um dia lá ... kkk !! Meu sonho é estar um dia sentada aos pés do Baobá em um dos Países do Continente Negro ... ouvindo as histórias ... músicas ... sentimentos ... vitórias e retornar com a bagagem cheia para compartir com outros e assim muito tenham mais sonhos de conhecer suas raízes, histórias e memórias!!!!!




"Tava durumindo
cangoma me chamou
Disse levanta povo
cativeiro já acabou."


Há um tambor grande chamado de cangoma ou angoma. Esse tambor avisa , no registro da canção, o fim da escravidão , como os sinos das Igrejas que tocavam avisando e marcando os momentos importantes da vida da comunidade.


Segundo um site bacana do Centro Cultural Cangoma , na cidade de Franca , no Estado de São Paulo, a palavra "cangoma" significa também “festa dos tambores”. Fazer um Cangoma significa “vamos festejar”.


A canção "Cangoma" é um vissungo , e está cantada originalmente no disco "Canto dos Escravos"(1982 ?), de Clementina de Jesus. O vissungo , nome dado ao canto dos escravos das lavras de mineração em Diamantina - MG, faz parte de uma coleta etnolinguística feita em 1928 ( veja mais sobre vissungos em http://tudomudatudo.blogspot.com/search?updated-max=2009-04-25T20%3A50%3A00-03%3A00&max-results=15 )


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua participação!Seu comentário é sempre bem vindo!