Pesquisar ...

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

O que é bullying racista? - Afrokut


Qualquer ação hostil ou ofensiva contra pessoas por causa de sua cor de pele, origem cultural ou religiosa ou origem étnica é bullying racista.
O bullying racista pode ser identificado pela motivação do praticante, a linguagem utilizada, e / ou pelo fato de que as vítimas são escolhidas por causa da cor de sua pele, a forma como eles falam, seus grupos étnicos ou por suas práticas religiosas ou culturais. E pode incluir:
• violência física, verbal ou emocional;
• comentários insultuosos ou degradante, xingamentos, gestos, provocações, insultos ou "piadas";
• pichações ofensivas;
• humilhação, excluindo, atormentando, ridicularizando ou ameaçando;
• tirando sarro dos costumes, da música de estilo, ou roupa de qualquer pessoa de uma cultura diferente;
• se recusar a trabalhar ou cooperar com os outros porque eles são de uma cultura diferente;
• entre outros.

O bullying racista pode ocorrer na escola, universidade, local de trabalho, na vizinhança, na igreja, entre outros contexto no qual seres humanos interajam.
O racismo na escola, que é o bullying racista, é um dos problemas mais difíceis enfrentados pelos professores.

Em nosso contexto brasileiro, é principalmente pessoas de comunidade negra e minorias étnicas que se encontram sujeitos ao racismo, mas a preocupação também deve ser manifestada sobre o preconceito contra outros grupos. Também devemos ficar atentos com a intolerância religiosa que pode ser o gatilho para alguns incidentes de bullying racista.
Por Hernani Francisco da Silva
Leia também:
Participe do Grupo:


Um comentário:

  1. Por favor ajude-me a demonstrar a indignação e falta de respeito frente a Rede Globo ao demonstrar no dia 02 de Janeiro de 2014a cena em que o Sr. Atilio - achei estranho aquele baixo nível de cena , nunca demonstradaa a outras profissionais- ofende sexualmente com vocabulário de baixo nível nunca demonstrado a nenhuma mulher branca médica na TV. Não podemos aceitar isso e devemos exigir uma cena de desculpas com os mesmos atores. Assim se reproduz de que mulher negra só tem atrativos sexuais e não tem reconhecimento profissional.Não podemos aceitar tais condutas em horário nobre. Vamos nos organizar e protestar afinal de contas somos 50,4 da população ou não.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação!Seu comentário é sempre bem vindo!