...trabalhamos na sala o texto do livro Tudo bem ser diferente...
...foi muito engraçado ver os registros de algumas crianças...
...tudo bem , não ter um dente...
...andar de cadeira de rodas...
...
... gosto muito de ver os registros em desenho das crianças...
"O que nos faz entender aquilo que vemos, lemos ou ouvimos? O mecanismo é o
seguinte: cada um de nós tem um acervo de imagens, de sons, de movimentos,
de palavras, cores etc. guardados, de alguma forma, em nossas memórias. A esse
acervo também podemos chamar de repertório. Cada uma dessas imagens, sons
ou movimentos está marcada com uma espécie de “sinal identificador”, para
que, quando necessário ou desejado, possamos nos lembrar delas. São essas
imagens, sons, palavras ou cores que nos fazem entender as novas imagens,
sons, palavras ou cores que nos chegam. No caso deste texto, por exemplo,
o que faz com que você entenda o que está lendo é o fato de você conhecer
palavras em português e, ao ler o texto, colocar as informações que o texto
lhe transmite em contato com outras informações que já possuía antes e, assim, compreender ou não o que está escrito. E se o texto estivesse escrito em
japonês ou russo? Você conseguiria entender? Certamente só compreenderia
se tivesse algum conhecimento desses idiomas. Pois bem: como cada um de nós
tem memórias de imagens, palavras, movimentos ou sons diferentes, cada um
de nós entende de uma forma diferente os novos sons, imagens, palavras ou
movimentos que nos chegam! Por isso dissemos anteriormente que cada um,
diante de uma obra, a entende de seu jeito".
(http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000012797.pdf)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por sua participação!Seu comentário é sempre bem vindo!