Pesquisar ...

domingo, 18 de novembro de 2012

Tudo bem ser diferente!


...trabalhamos na sala o texto do livro Tudo bem ser diferente...
...foi muito engraçado ver os registros de algumas crianças...


...tudo bem , não ter um dente...


...andar de cadeira de rodas...



...


... gosto muito de ver os registros em desenho das crianças...





"O que nos faz entender aquilo que vemos, lemos ou ouvimos? O mecanismo é o 

seguinte: cada um de nós tem um acervo de imagens, de sons, de movimentos, 

de palavras, cores etc. guardados, de alguma forma, em nossas memórias. A esse 

acervo também podemos chamar de repertório. Cada uma dessas imagens, sons 

ou movimentos está marcada com uma espécie de “sinal identificador”, para 

que, quando necessário ou desejado, possamos nos lembrar delas. São essas 

imagens, sons, palavras ou cores que nos fazem entender as novas imagens, 

sons, palavras ou cores que nos chegam. No caso deste texto, por exemplo, 

o que faz com que você entenda o que está lendo é o fato de você conhecer 

palavras em português e, ao ler o texto, colocar as informações que o texto 

lhe transmite em contato com outras informações que já possuía antes e, assim, compreender ou não o que está escrito. E se o texto estivesse escrito em 

japonês ou russo? Você conseguiria entender? Certamente só compreenderia 

se tivesse algum conhecimento desses idiomas. Pois bem: como cada um de nós 

tem memórias de imagens, palavras, movimentos ou sons diferentes, cada um 

de nós entende de uma forma diferente os novos sons, imagens, palavras ou 

movimentos que nos chegam! Por isso dissemos anteriormente que cada um, 

diante de uma obra, a entende de seu jeito".

(http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000012797.pdf)






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua participação!Seu comentário é sempre bem vindo!