Pesquisar ...

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Questão Étnica ...

...sobre esse assunto temos muito o que ler, entender, crescer, refletir, mudar e transformar!!!!!!!!!!Leiam esse material retirado do Afrokut e dialogue comigo!!!!Abraços!!!!!!!!!!!!!


CAMPANHA SUPERAÇÃO DO RACISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL NAS IGREJAS



Uma das estratégias utilizadas para “branquear” as igrejas no Brasil foi à educação. A educação nessas igrejas inicia-se desde a idade de aproximadamente três anos e segue por toda vida. As classes de escolas bíblicas, assim denominados esses momentos de estudo, estão geralmente divididas da seguinte maneira: sala das crianças, sala dos adolescentes, sala dos jovens, e sala dos adultos.

Quanto ao recurso didático utilizado para a ministração das aulas, podemos citar os produzidos pelas seguintes editoras: Casa Publicadora das Assembléias de Deus - CPADAliança Pró Evangelização das Crianças – APEC, entre outras editoras pequenas; contudo, o material didático que mais tem contribuído para reforçar o racismo nas escolas bíblicas e evangelização das crianças é o material produzido pela Aliança Pró-Evangelização das Crianças – APEC.

Entre os materiais disponíveis, encontramos a base da evangelização de crianças, que permeia todo o curso e é depois desenvolvido nas igrejas, nas salas de Escola Bíblica e nos trabalhos evangelísticos: o “Livro Sem Palavras”.

Este livro tem páginas coloridas que é usado como recurso visual, para evangelizar as crianças; ele possui cinco páginas, cada página contém uma cor, que traz uma interpretação fundamentalista da Bíblia, na seguinte ordem: dourada, preta, vermelha, branca e verde. Cada criança que aprenderá esta “verdade” pela sua associação com a cor. Vejamos:

PÁGINA PRETA - A página preta representa o pecado em nossos corações, o pecado que nunca poderá entrar no Céu.

PÁGINA BRANCA - A página branca representa o coração limpo, que Jesus já purificou. Sabe quão branco ele faz o coração que O recebe?

Fica "claro" a associação da cor preta ao pecado, a algo que foi contaminado e que não possui acesso ao Céu e ao próprio Deus.

É por associação que as crianças aprendem desde cedo que tudo referente ao preto, negro, é diabólico, contém natureza pecaminosa. Continua evidente que o processo educativo no qual, principalmente, crianças estão envolvidas, é segregacionista e discriminador, induzindo ao preconceito desde o simples uso da cor preta como cor que simboliza o pecado e a sujeira.

De modo  geral  nestas editoras às histórias que são contadas às crianças com o auxílio de recursos visuais, cartazes, observamos a escassez de referenciais negros. Os grandes heróis são os missionários ibero-americanos; os personagens bíblicos são representados por figuras de homens e mulheres magros, de pele branca e cabelos castanhos e dourados.

Esta é a realidade da maioria das escolas bíblicas espalhadas pelo Brasil, onde as crianças negras e mestiças continuam a crescer sem fazer uma reflexão da sua identidade, a partir de uma educação...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua participação!Seu comentário é sempre bem vindo!