Pesquisar ...

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Brinquedos não estruturados!




Observando uma amiga em sala ... pois gosto de observar e copiar também o que dá certo com outras colegas!kkkkkk
Fiz a experimentação de brincar com o que é chamado de brinquedos não estruturados.
Pesquisando a respeito achei essas informações ...


"Quando brinca, a criança tem o poder de tomar decisões, expressar sentimentos, interagir consigo e com o outro e introduzir-se no mundo imaginário.

Os materiais não estruturados (cones, carretéis, madeiras, caixas, conduites, tecidos, mangueiras, pneus, elementos da natureza, entre outros), são inseridos na rotina escolar a fim de potencializar as experiências das crianças durante seu processo criativo.

Durante as brincadeiras ao se depararem com esse tipo de material, as crianças necessitam de encorajamento e tempo para pensar, explorar, criar e desenvolver habilidades que darão sentido à brincadeira. A interação com os materiais por várias vezes seguidas faz com que elas se apropriem dos mesmos e torne o aprendizado marcante.

Enquanto as crianças estão engajadas na exploração dos materiais, o educador tem o papel de realizar intervenções que instigue o pensamento infantil e favoreça a ampliação de possibilidades. Dessa forma, as crianças criam novas habilidades e as usam em suas criações e também na interação com outros amigos, ajudando-os na solução de problemas enquanto manipulam os materiais.

Em suas brincadeiras, as crianças na maioria das vezes não fazem representações idênticas as reais, porém o trabalho é valorizado, levando em consideração que cada um tem um ponto de vista e estilo próprio, que nos ajuda a enxergar o mundo de forma diferente." Publicado por Alini Revoltini


... foi bem interessante a reação deles, no começo não sabiam o que fazer e depois foram descobrindo jeitos de brincar!
Num outro momento eu usei umas caixas que eu ganhei ... e foi bem marcante algumas observações que percebi ... as dificuldades de alguns e a facilidade de outros , inclusive de uma aluno especial que me surpreendeu com a agilidade e raciocínio para achar a tampa/par! O que é dificuldade pra um torna-se facilidade para outro e assim vamos percebendo que todos somos especias!!!



... estou pensando no que usar da próxima vez!kkkkkk
"Pro Arlete"!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua participação!Seu comentário é sempre bem vindo!