Pesquisar ...

domingo, 17 de maio de 2015

Mais uma oportunidade de reciclagem ... gratuita!!!

SIMPOSIO 750
No próximo dia 28 de maio a PAULUS promove o seu 10º Simpósio de Educação, na Faculdade PAULUS de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM) em São Paulo (SP). O objetivo do evento é promover a atualização e reciclagem dos professores, com palestras e workshops e muita troca de ideias em torno do tema educação.
O próximo encontro, que celebra dez anos e público cada vez mais crescente apresenta o tema “Diálogo entre Comunicação, Tecnologia e Educação”. Para celebrar o momento especial, na parte da manhã acontecem as palestras da autora Lúcia Fidalgo e Adélia Prado, que completa 80 anos em dezembro.
Na parte da tarde acontecem diversos workshops (veja a programação completa a seguir), relacionando o ensino entre temas como o coaching educacional, redes sociais, contos de fada, imagens, entre outros.
A primeira palestra do encontro traz o tema “A importância do leitor e da leitura”, à cargo de Lucia Fidalgo, escritora, contadora de histórias, professora, bibliotecária, mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense, que já foi pesquisadora do ALEPH-UFF.
Em seguida a professora, poetisa, contista mineira e filósofa, Adélia Prado apresenta o tema “Poesia, mística e educação”. Veterana das letras, produziu inúmeras obras publicadas no Brasil e exterior, também adaptadas para outros espetáculos. Em 1978, seu livro Coração Disparado recebeu o Prêmio Jabuti, na categoria Poesia.
Serviço
Evento: 10º Simpósio de Educação PAULUS
Local: FAPCOM – Rua Major Maragliano, 191
Vila Mariana – São Paulo (SP)
Inscrições: gratuitas, somente pelo site da PAULUS (www.paulus.com.br/simposio) no período de 1º a 15 de maio de 2015 . Vagas limitadas
Mais Informações:
(11) 5087-3716/eventos@paulus.com.br
PROGRAMAÇÃO DO SIMPÓSIO 2015
CREDENCIAMENTO – Das 7h às 8h
Encerrado o horário, não serão feitos mais credenciamentos e isso acarretará na não emissão do certificado.
 PALESTRAS – Das 8h30 às 12h
É obrigatória a participação nas duas palestras e no workshop de sua preferência para a emissão do certificado.
 8h30 às 10h – 1ª PALESTRA – A IMPORTÂNCIA DO LEITOR E DA LEITURA
Uma discussão sobre a importância da leitura diária e das histórias, através da indicação de livros para as crianças para sua formação como leitoras.
Palestrante: Lúcia Fidalgo
Lúcia Fidalgo  é mestra em educação, bibliotecária, professora da UFRJ, especialista em leitura, contadora de histórias e escritora.
Alguns de seus livros já foram comprados pelo governo para as escolas e outros já estiveram na Feira de Bolonha, na Itália.
Na área da Biblioteconomia, dirigiu o Departamento de Bibliotecas Públicas do estado do Rio de janeiro, e a Biblioteca Pública do estado, de 2000 a 2002. Atualmente faz parte da direção do Conselho regional de Biblioteconomia (CRB7), como segunda secretária.
Também trabalha com oficinas, cursos e palestras por todo o Brasil. Atua também como especialista de alguns projetos, entre eles o Leia Brasil, projetos de Leitura do SESC-RJ e outros.
Já foi professora da Universidade Santa Úrsula, e da Universidade Federal Fluminense, no Departamento de Ciência da Informação, integra o Conselho Editorial da Revista Aprendizagem, da Editora Melo. Foi consultora da UNESCO no Projeto de Memória da Escola no REMEC – PALÁCIO GUSTAVO CAPANEMA, de setembro de 2010 a março de 2011.
Atualmente é pesquisadora da Cátedra Unesco de Leitura-PUC-RJ e professora do Departamento de Letras da PUC-Rio, no Curso de Formação do Escritor.
10h00 – COFFEE BREAK
10h30 às 12h – 2ª PALESTRA – Poesia, mística e educação
“O que chamamos educação não se edifica sem alimentar a necessidade básica que temos de beleza e sentido.
Sem isto, corremos o risco de nos esvairmos em vão. Antes de formar técnicos, devemos formar pessoas”.
Palestrante: Adélia Prado
Adélia Prado nasceu, cresceu e mora até hoje em Divinópolis, Minas Gerais. Mas sua poesia e sua prosa falam para o mundo. “O cotidiano em Divinópolis é igual a Hong-Kong, só que vivido em português”, afirma essa que é hoje considerada um dos maiores nomes vivos da poesia brasileira. “É um fenômeno poético”, definiu Carlos Drummond de Andrade, que, 30 anos atrás, recomendou a publicação de Bagagem, livro de estreia da então jovem professora de Divinópolis.
Católica, Adélia encanta plateias ecumênicas com a sensualidade religiosa de seus versos, como neste trecho do poema Entrevista: “Um homem do mundo me perguntou:/ o que você pensa do sexo? / Uma das maravilhas da criação eu respondi, / Ele ficou atrapalhado, porque confunde as coisas / e esperava que eu dissesse maldição, / só porque antes lhe confiara: / o destino do homem é a santidade.”
Mas Adélia transcende em verso e prosa, como mostra nos livros O coração disparado, A faca no peito, Oráculos de maio, Cacos para um vitral, O homem da mão seca e Manuscritos de Felipa (prosa), entre outros.
Adélia Prado está casada há 46 anos com José A. de Freitas. Não por acaso, “a salvação do amor” é um dos temas de suas conferências, nas quais fala também sobre “O poder humanizador da poesia” e “o feminino como direção de criação do homem”.
13H30 às 15h30 – WORKSHOPS
1• Culturas Matrizes 
Palestrante: Fátima Bonifácio
Como abordar em sala de aula e na interdisciplinaridade entre textos e contextos: práticas de leitura das literaturas africana e afro-brasileira
Fátima Bonifácio é professora da Rede Municipal, e coordenadora da Sala e Espaço de Leitura da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.
2• O uso das redes sociais e do cinema
Palestrante: Prof. Sebastião Soares
(Núcleo Ágora: Agora! (Discussões Filosóficas e Cinema) do Colégio Marupiara”.
A abordagem inicial apresentará a definição de NÚCLEO DE ESTUDO no contexto pedagógico-educacional do Colégio Marupiara. Em seguida explicitaremos:
a. as demandas dos estudantes para a criação do NÚCLEO ÁGORA: AGORA! e as razões para o uso do Facebook e do WhatsApp como veículos de informação do NÚCLEO;
b. as razões para a escolha do cinema enquanto linguagem para o desenvolvimento de discussões filosóficas;
c. um resumo das ações realizadas pelo NÚCLEO, ao longo de dois anos de existência, através do Facebook;
d. a introdução do WhatsApp enquanto veículo de informação interna pelo membros do NÚCLEO – uma demanda dos jovens;
e. apresentação de uma proposta para a construção de uma rede social entre estudantes de FILOSOFIA E CINEMA em nível mais amplo.
f. abertura para questões e discussões.
Prof. Sebastião Soares é formado em Letras e Ciências Humanas – FFLCH pela Universidade de São Paulo – USP – Faculdade de Filosofia. É bacharel em Ciências Sociais (Antropologia, Sociologia e Ciência Política).
Elaboração e exposição de aulas de História, Sociologia, Filosofia, Geografia e Atualidades em cursos do Ensino Médio e Fundamental; Exercício da função de professor-tutor segundo os princípios da Escola Democrática; Pesquisa em Antropologia Social sobre aspectos da cultura afro-brasileira; Elaboração de cursos e materiais didáticos sobre História da África e culturas africanas e afro-brasileiras direcionados para capacitação de professores (em atendimento à Lei Federal 10.639/2003); Atuação em organização não governamental: elaboração e coordenação de projetos sociais, implementação de responsabilidade socioambiental em empresas e prefeituras; membro da rede social “Românticos Conspiradores”, criada pelo educador José Pacheco (Escola da Ponte); Elaboração de projetos de viagem de estudo de meio e de respectivo material apostilado; Coordenação de Núcleo de Discussões Filosóficas e Cinema composto por alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio.
3• Coaching Educacional: uma nova concepção para o apoio da atividade educacional
Palestrante: Kátia Veloso
A área educacional vem exigindo, dos diversos profissionais que nela atuam, atitudes de adaptação às mudanças geradas pela sociedade moderna onde a escola está inserida, além de exigir também habilidades de analisar e reestruturar a prática pedagógica utilizada com a finalidade de melhorar a qualidade do ensino. Para atender essas exigências, novas estratégias estão sendo traçadas e inseridas no contexto escolar, e entre elas, a metodologia do coaching.
Após a obtenção de resultados positivos em outras áreas, o coaching educacional surge não para suprimir a função dos profissionais que atuam na escola, mas para estabelecer uma parceria com o educador, promovendo a reflexão da sua prática cotidiana, estimulando-o a ser um pesquisador da sua própria prática e principalmente para ajudá-lo no desenvolvimento do seu potencial com o objetivo de obter a excelência nas suas atividades. Os resultados alcançados onde o processo já está implementado, demonstram que essa metodologia caminha para ser efetivamente integrada ao processo ensino-aprendizagem.
Kátia Veloso é mestranda em Educação, com graduação em Ciências Econômicas, pós-graduação em Educação Especial e em Metodologia de Ensino da Língua Inglesa e especialização em Ética, Valores e Cidadania na Educação pela USP, onde desenvolveu pesquisas sobre o uso da tecnologia na educação, o processo de coaching educacional e o desenvolvimento da realização do trabalho com projetos baseados na resolução de situações-problemas. 
Com 26 anos dedicados à educação, atua como professora e coach educacional na educação básica e no desenvolvimento de material didático.
4• Literatura: o encantamento nas mãos do professor |
Palestrante: Márcia Maria Villanacci Braga
Ressignificando a infância – a magia da visão da criança
O olhar, sonhos, desejos, o real e o imaginário
Os livros – portais da imaginação
Dinâmica com livros da PAULUS Editora
Sala de aula – palco das transformações
O raciocínio e o emocional
Professor – o alquimista
Entre a realidade cerceadora da escola e a crença no futuro
Márcia Maria Villanacci Braga é formada em Magistério pelo Colégio Sagrado Coração de Jesus – Itajubá – MG.
Possui Graduação em Pedagogia (O.E.) – FAI – Faculdades Associadas do Ipiranga.
Pós-graduação em Psicopedagogia – FAI – Faculdades Associadas do Ipiranga.
Cursando Graduação em Teologia – PUC – São Paulo.
Atualmente ocupa o cargo de Coordenadora Pedagógica – Fundamental I no Colégio Rosário.
5• Fundamentos para uma educação libertadora na perspectiva de Dom Helder Camara e Paulo Freire. 
Palestrante:  Martinho Condini
Apresentar a relevância de Dom Helder Camara e Paulo Freire na construção de uma educação libertadora. Demonstrar porque nos dias de hoje a educação libertadora helderiana e a pedagogia libertadora freireana podem ser uma alternativa para o atual contexto educacional. Elaborar práticas helderiana e freireanas que possam ser levadas para a sala de aula. 
Martinho Condini é graduado em Estudos Sociais e História pela Universidade da Cidade de São Paulo (UNICID), mestre pelo Programa de Ciências da Religião e doutor pelo Programa Educação: Currículo, ambos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor há vinte e cinco anos, lecionou na rede pública estadual e privada de ensino, em cursos pré-vestibulares e preparatórios para concursos públicos. Atualmente leciona no ensino superior privado na cidade de Osasco e São Paulo e ministra palestras. Apresenta na rádio 9 de Julho de São Paulo o programa Aumenta o volume que lá vem história!. Publicou pela PAULUS Editora os livros Dom Helder Camara: um modelo de esperança (2008), Coleção Comunidade e Missão; Helder Camara, um nordestino cidadão mundo (2011), Coleção Brasileirinhos, este em parceria com a sua esposa e psicóloga Ilvana Bulla, Fundamentos para uma educação libertadora – Dom Helder Camara e Paulo Freire (2014) e o DVD Educar para a liberdade: Dom Helder Camara e Paulo Freire (2013), Coleção Educação Superior. E pela Editorial San Pablo de Bogotá, Colômbia, publicou Monseñor Hélder Câmara un ejemplo de esperanza (2014).
6• Contos de fada e de encantamento – ferramenta de integração e desenvolvimento em sala de aula.
Palestrante: Maria Elci Spaccaquerche
Contos de fadas ou contos de encantamento representam os vários lados e prismas de um mesmo cristal que é a nossa psique. Segundo Marie Louise von Franz eles espelham a estrutura mais simples e mais básica da psique. Através deles, podemos perceber como atuam vários dinamismos psíquicos como a figura da grande mãe – representada nas fadas e madrastas – ou do pai e do masculino – nas figuras do vilão e do velho sábio, e ainda a formação do herói, e seus desafios.
Por que contar os contos de encantamento?
Segundo Luc Ferry, filósofo francês da atualidade, “É vital contar para as crianças os contos de fadas, a mitologia grega, para que eles saibam que existem sentimentos mais belos, e para superar o consumismo viciante. É importante para que conheçam sentimentos mais profundos que o consumismo viciante não pode oferecer” (NR entrevista TV Cultura-Café filosófico). Para ele esse é um dos três pilares da educação.
Quais contos? Esses serão apresentados no seminário – os diferentes contos para diferentes fases e temas da vida.
Maria Elci Spaccaquerche – Psicóloga – CRP 569 -06 – Mestra em Psicologia Social pela PUC-SP. Terapeuta Junguiana, com os Títulos de Especialista nas áreas de Educação e Clínica – www.mariaelci.com.br
Desde 1983 coordena a Coleção “Amor e Psique” da PAULUS Editora. Tradutora do livro “Interpretação dos Contos de Fadas” de M. L. von Franz, entre outros.
Autora dos livros “O que você vai ser quando crescer?” Ed. DeLeitura/Aquariana (1999), e Orientação Profissional passo a passo” (co-autoria com Ivelise Fortim), Ed. PAULUS, 2009. 
Organizadora dos livros: Encontros de Psicologia Analítica, da Coleção Amor e Psique da PAULUS; Quem tem medo do Dr. House? com Nuria Torrents –Primavera Editorial – S. Paulo 2012; Corpo em Jung – estudos em Calatonia e práticas integrativas – Vetor Editora – S. Paulo – 2012; Família em foco: sob as lentes do cinema – com Marfiza Reis , Ed. PAULUS, 2014.
Ao longo desses anos, participou de seminários e congressos, proferindo palestras e dirigindo trabalhos tanto na área de Orientação Profissional e de Carreira, como na Psicologia Arquetípica de C. G. Jung, principalmente na área de mitos e contos de fadas.
7• Personalização e tecnologia na educação: projetos inovadores apoiados pela Fundação Lemann
Palestrantes: Julciane Rocha | Leandro Holanda
Oficina que discutirá as tendências de inovação em educação em perspectiva com alguns projetos, como é o caso da plataforma adaptativa para ensino de matemática, a Khan Academy, do ensino de programação de computadores em escolas e de um aplicativo de apoio à alfabetização. Esses projetos, aliados ao conceito de Ensino Híbrido, apresentam as possibilidades de integração das tecnologias digitais ao currículo escolar, de forma a alcançar uma série de benefícios no dia a dia da sala de aula.
Julciane Rocha é Mestra em Educação: Currículo pela PUC/SP. Pós-graduanda em Educação Inovadora pelo Instituto Singularidades. Pós-graduada em Design Instrucional para Educação Online (2009) pela Universidade Federal de Juiz de Fora e Gestão Educacional (2007) pela FMU/SP. Graduada em Letras com Licenciatura em Português e Francês pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é Consultora na Fundação Lemann para Gestão de Projetos Educacionais com foco em tecnologia e inovação. Foi coordenadora de Projetos Educacionais no Instituto Paulo Freire, voltados para a formação de educadores da rede pública municipal de Osasco/SP. Atuou como Designer Instrucional nesta mesma instituição. Foi docente no Ensino Superior (Pós-graduação e Graduação), na Educação Básica, na EJA e também professora particular de francês.
Leandro Holanda. Mestre em ciências pela USP. Especialista em tecnologias educacionais pela PUC-SP. Trabalhou como professor de química e na assessoria para a produção de material pedagógico de química para a Editora Moderna, atualmente é assessor pedagógico no ensino de Ciências no colégio Albert Sabin e consultor em projetos educacionais com foco em tecnologia e inovação na Fundação Lemann. Em 2014, participou do curso de experimentação em Ensino Híbrido pela Fundação Lemann com outros professores e o resultado desta experiência originou o curso em Ensino Híbrido atualmente oferecido para todo o Brasil pela plataforma Veduca.
8• Criação e produção de vídeos como recurso educativo
Palestrantes: Leslye Revely | Lilian Crepaldi Ayala | Tiago Souza Machado
O workshop tem como objetivo apresentar ferramentas e conceitos básicos acerca do uso das tecnologias nas aulas de Ciências Humanas: História, Filosofia, Sociologia, Geografia, com foco na produção de material audiovisual.
Especificamente, será abordada a utilização de recursos audiovisuais como ferramenta de criação, produção e compartilhamento de conteúdos. Além disso, serão discutidos elementos estéticos da linguagem audiovisual, valorizando sobretudo o humano, a memória e o belo.
Profª. Ma. Leslye Revely possui graduação em Comunicação Social com ênfase em Publicidade pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (2003) e Mestrado em Artes pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007). Atualmente é professora da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, coordenadora de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda do Centro Universitário FECAP, professora mestra da Faculdade PAULUS de Tecnologia e Comunicação e educadora de História do circo e dos palhaços – Doutores da Alegria. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em História da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: publicidade, estética, teatro, criatividade e arte.
Profª. Dra. Lilian Crepaldi Ayala é doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP (bolsista Capes), mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP (bolsista CNPq), graduada em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e graduada em História (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade de São Paulo. Aperfeiçoamento em Trends and Issues in Strategic Communications na University of Florida (College of Journalism and Communications). É membro do grupo de pesquisa e laboratório de produções: Memórias do ABC da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Atualmente, é professora de jornalismo na Faculdade PAULUS de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM-SP) e professora concursada na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), além de repórter e articulista nas áreas de cultura e relações internacionais (revistas França-Brasil, Brasil-Canadá e Affari) e pesquisadora em Comunicação para a Cidadania (Intercom). Tem experiência em reportagem e edição de texto, sobretudo em editorias de cultura, turismo, relações internacionais e economia, tendo trabalhado em empresas como TV Globo, Editora Quadrívium, Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul (Prefeitura) e Agência Universitária de Notícias da USP. Foi membro do conselho editorial da revista Raízes. Em pesquisa, atua nos seguintes temas: jornalismo, revistas, jornalismo cultural, jornalismo literário, jornalismo econômico, comunicação comunitária, América Latina, mestiçagem, migrações, memória, cultura, movimentos sociais e cidadania.
Prof. Me. Tiago Souza Machado é doutorando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP (2014). Mestre em Filosofia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP (2010) e Licenciado em Filosofia pela Universidade do Sagrado Coração – USC (2005). Possui experiência na área da Educação, em especial com Currículo de Filosofia, material didático e projetos educacionais . Atualmente é professor na Faculdade PAULUS de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM), atuando principalmente nas seguintes áreas: Ética, Estética, Filosofia Contemporânea e Filosofia da Educação.
9• A educação do olhar pela imagem técnica 
Palestrante: Adriano Miranda
O workshop por meio técnicas fotográficas e exercícios apresentará estratégias de construção de imagens que estimularão a percepção entre o visível e o visual. Nesta batalha entre o que nossos olhos são impactados e o que nosso cérebro compreende iremos estabelecer um processo educativo que nosso olhar deverá passar para agir de forma estratégica conforme nossas necessidades. Entre nossa imagem mental e o que iremos produzir há um percurso que deverá ser cumprido, e entender as etapas nos auxiliará a entender melhor o mundo de imagens técnicas que vivemos. O workshop apresentará uma base de 4 exercícios práticos que utilizam câmeras fotográficas simples e amadoras, mas produzem efeitos cognitivos que provocam a reflexão crítica da imagem técnica nos alunos e estimulam a produção de imagens. Os exercícios constam no livro “Estratégias do Olhar Fotográfico – Teoria e Prática da Linguagem Visual”, Ed. PAULUS, 2015.
Prof. Dr. Adriano Miranda é Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Graduado em Comunicação Social – habilitação Rádio e TV pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP, 1998), graduado em Direito pelo Centro Universitário de Rio Preto (UNIRP, 2003) e mestre em Comunicação Social pela Universidade Paulista (UNIP, 2008). Coordenador da Pós-graduação em Mídias Religiosas (FAPCOM-SP). Coordenador dos Cursos Superiores Tecnológicos (Produção Multimídia e Fotografia, FAPCOM-SP). Professor dos cursos de Comunicação Social na Universidade Anhembi Morumbi (UAM-SP) e Faculdade PAULUS de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM-SP). Integra o grupos de pesquisa Espaço-Visualidade, Comunicação-Cultura, certificado pela PUC/SP junto ao CNPq. Integrou o grupo Cibernética Pedagógica na ECA-USP/ CAPES. Autor do livro Estratégias do Olhar Fotográfico – Teoria e Prática da Linguagem Visual; PAULUS Editora, 2015. Atuou como fotógrafo profissional no mercado publicitário e editorial, onde se tornou editor de diversas revistas customizadas.
10º SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO PAULUS
Diálogo entre Comunicação, Tecnologia e Educação
PAULUS Editora está presente no mercado editorial há mais de 100 anos, sempre buscando promover ações de fomento ao ensino e à educação, através de suas obras, projetos e iniciativas.
No ano de 2004, organizamos o nosso 1º Simpósio de Educação.
Não obstante as incertezas, arriscamos e lançamos a semente, conscientes dos desafios, mas focados no principal objetivo que desde sempre, norteou as iniciativas da PAULUS: colaborar, de forma efetiva e humana, com a formação das pessoas e, de um modo especial, dos profissionais da educação, em reconhecimento à sua árdua e preciosa missão.
Valeu a pena correr os riscos, por que, com a adesão de muitas instituições, através de seus profissionais, consolidamos a marca do Simpósio de Educação PAULUS.
Para que chegássemos até aqui, contamos com grandes parceiros, entre eles: Celso Antunes, Fátima Freire Dowbor, Grabriel Chalita, Viviane Mosé, Mario Sergio Cortella, Lúcia Santaella, Prof. Severino, Prof. Ismar de Oliveira, Bia Bedran, Heródoto Barbeiro, Leandro Yanase, Cloves de Barros, e os saudosos Ariano Suassuna e Rubem Alves, que, ofertando o que aprenderam com suas pesquisas e sobretudo com as experiências de vida, ajudaram a alimentar a esperança, por uma educação libertadora.
Nossa gratidão à FAPCOM, Faculdade PAULUS de Comunicação, que junto com o Simpósio, celebra seu 10º aniversário e que se empenha na busca constante de formar profissionais de qualidade. O Simpósio é uma, entre as muitas manifestações desse compromisso.
Nossa gratidão a todos pelos 10 anos de história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua participação!Seu comentário é sempre bem vindo!