Pesquisar ...

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Comunidade Leitora!

Entrei este ano nesta escola que estou pela remoção, um processo que existe para que os funcionários da prefeitura possam ter uma certa mobilidade e assim o fiz por estar mais perto de casa, da escola dos meus filhos em relação ao acompanhamento, enfim... e logo de início foi nos dado o desafio de pensar uma escola com uma comunidade leitora ... mil idéias vieram em minha mente, por ter tido ótimas experiencias nesta questão, tanto pelo acerto como pelo erro nas duas ultimas escolas que passei e pela formação durante esse processo ... formulei essa cartinha que mandei para os Pais junto com um saquinho plástico e um livro para o Primeiro empréstimo do ano!
Os empréstimos tem ocorrido nas sextas-feiras durante um Pic Nic Literário, você pode ver duas postagens a respeito de atividade desenvolvida em escola e apresentada numa formação nos links http://cantinhodarletecs.blogspot.com.br/2013/09/pic-nic-literario.html e http://cantinhodarletecs.blogspot.com.br/2014/08/quem-le-sabe-por-que-encontro-de-agosto.html e que tem sido bem enriquecedor!


Comunidade leitora!!!

O Projeto Comunidade Leitora será desenvolvido ao longo do ano letivo, com início em fevereiro e término em dezembro do decorrente ano. O projeto contará com o empréstimo de livros as sextas feiras para serem lidos em família, ora com uma ficha de registro da atividade ora sem.
Na unidade escolar teremos outras ações para assim estimular o interesse pela literatura como explicado em reunião de Pais como o “pic nic literário” e que seguirá mais informações futuramente!
As dicas culturais nas agendas para assim divulgar atividades interessantes e preferencialmente gratuitas as famílias, como já foi divulgado os Ônibus Bibliotecas através do semanário!
Também as Sessões de leitura simultânea juntamente com todas as outras salas.
O livro deve ser devolvido na data marcada e conto com a ajuda de todos no manuseio e cuidado com os livros, pois outras crianças também farão uso deles!

  • Ouvir ler em voz alta, ler em conjunto, conversar sobre livros desenvolve a inteligência e a imaginação.
  • Os livros enriquecem o vocabulário e a linguagem.
  • As imagens, informações e ideias dos livros alargam o conhecimento do mundo.
  • Quem tem o hábito de ler conhece melhor a si próprio e compreende melhor os outros.
  • Ler em conjunto é divertido, reforça o prazer do convívio.
  • Os laços afetivos entre as crianças e os adultos que lhes leem tornam-se mais fortes.
  • A leitura torna as crianças mais calmas, ajuda-as a ganhar autoconfiança e poder de decisão. 

Profª. Arlete Souza!! 

Já realizamos enquanto escola Leitura simultânea ... semana que vem a Escritora Andrea Souza veja a sinopse no Blogue sobre livros e afins que tenho também... kkk http://livrolegalpontocom.blogspot.com.br/2013/03/toinha-dos-inhamuns-menina-que-amava-as.html ... vai estar conosco participando deste momento de compartilhar com as crianças suas histórias e memórias ... seu livro está passeando pela escola ... no final do mês enquanto escola teremos outra sessão simultânea mais elaborada ... e outras necessidades vão surgindo!

"Pro Arlete"kkk







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua participação!Seu comentário é sempre bem vindo!